Eixo óptico do microscópio 


   O olho humano apresenta um sistema óptico muito complexo, onde a luz atravessa a córnea e dirige-se até a retina, que projeta e forma as imagens. No entanto é comum o desenvolvimento de defeitos no decorrer desse processo como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, tornando imagens próximas ou distantes desfocadas, pela falta de simetria radial do olho.  
O esquema do eixo óptico de um microscópio é equivalente as projeções de imagens do olho humano, pois, também é possível encontrar anomalias no sistema óptico do microscópio, chamadas de aberrações, como as:
 -Aberrações cromáticasCausam interferências na qualidade da imagem obtida, pela propagação da refração das luzes em variados comprimentos de ondas. 
 -Aberrações esféricas - causam uma área de confusão, onde definem diferentes distâncias focais  das quais as luzes  que se reúnem pelo afastamento dos feixes luminosos do eixo ótico.
 -Aberrações coma - semelhante a esférica, realiza a impressão de um cometa, afetando imagens as mais distantes deixando-as mais longínquas . 
-Astigmatismo - defeito no foco da luz, como um borrão. 

 O sistema óptico do microscópio é composto inicialmente pela formação e ampliação da imagem obtida através das lentes objetivas e oculares, formada também pelo condensador e diafragma por onde atravessa toda a iluminação necessária para a analise.

  Poder de resolução  
Classifica-se como poder de resolução a capacidade das suas lentes objetivas de fornecer imagens distintas de pontos próximos, a partir  do comprimento de onda e da abertura numérica. 
A imagem microscópica é compreendida por três tipos de raios sobrepostos, simultaneamente, nas cores amarelas, vermelhas e azuis. 
 Limite de resolução 
 A menor distância entre dois pontos de um objeto é chamado limite  de resolução(o que é inverso ao poder de resolução). Em um estudo mais profundo é possível ser expresso por uma fórmula, que utiliza  os comprimentos de ondas presentes na luz branca, a abertura numérica como o produto de menor refração,o poder de resolução , em uma equação.  

Sistema de iluminação 
 As principais funções deste sistema tem como forma de definições de análises: o tipo de iluminação utilizada que pode ser bem diversa (como a iluminação oblíqua, normal e refletor). A fonte de luz também pode variar sendo incidente ou iluminadores, que segue em direção ao condensador e diafragma no qual possui a finalidade de projetar um cone de luz sobre a amostra examinada que atravessa a preparação histológica e penetra nas lentes objetivas, onde irão ampliar e detalhar a amostra; Recebendo ainda  o auxilio de filtros, com capacidade de modificar a cor e a sua intensidade.  

Distância de trabalho (WD) A distância entre a lente de uma objetiva e a face da lâmina é chamada de distância de trabalho. Quanto maior o  poder de aumento de uma objetiva, menor será a WD. ampliação final de uma preparação observada no microscópio óptico é definida pelo poder das objetivas x poder de aumento ocular, e precisa ser simultâneo ao aumento de resolução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário