Microscópio
    


  Acredita-se que em 1590 o holandês Hans Jassens e seu filho Zacharias Jassens, constituíram o primeiro microscópio. No entanto indícios apontam que as primeiras observações microscópicas de preparações biológicas, foram realizados pelo neerlandês Antonie Van Leeuwenhoek.
 O microscópio é um instrumento capaz de ampliar as dimensões de uma imagem, diversas vezes, sem perder a sua qualidade. A observação minuciosa e detalhada de variados tipos de microestruturas é bastante utilizada, principalmente no estudo da medicina, da histologia e de laboratórios científicos.   Seu poder de resolução com métodos e técnicas específicas, nos trouxe a oportunidade de obter o conhecimento desse mundo microscópico, impossível de ser visto a "olho nu". 
  O limite e o poder de resolução de um microscópio são definidos pelo seu tipo e pela capacidade das suas lentes objetivas de transmitir a qualidade e o detalhamento ampliado de uma imagem.  No entanto a imagem microscópica é compreendida por três tipos de raios sobrepostos, simultaneamente, nas cores amarelas, vermelhas e azuis.  
Sendo ela a principal lente de definição, sua precisão varia de acordo com o tipo de objetiva, podendo ser: acromáticas, planacromáticas,de fluorite, apocromáticas e monocromáticas.

Tipos de objetivas: 


 Aobjetiva acromática, usada em microscópios comuns, é capaz de distinguir apenas cores claras, como o amarelo. 
 Aobjetiva planacromáticaapresenta maior eficaz, e melhor foco, em todo o comprimento visual da imagem. Ela proporciona a correção das objetivas acromáticas. 
 Aobjetiva de fluorite  recebe esse nome pelo material usado em sua composição, o cristal de fluorita. Que garante a correção quase perfeita dos raios e fornecer a correção de aberrações cromáticas 
  Aobjetiva apocromática, associada a uma lente ocular de intensidade baixa, apresenta de maneira nítida e ampla todo o espectro visual da imagem. 
 Por fim, aobjetiva monocromáticaé especialmente voltada à ação luminosa dos raios ultravioletas. Usada somente na microfotografia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário