O microscópio óptico pode ser simples ou composto. Formado por um conjunto de lentes, e uma fonte de iluminação. Ele é constituído por duas partes: a do Sistema Óptico (S.O) e a do Sistema Mecânico (S.M).
Componentes:
Lentes oculares (S.O) - tem como função o ajuste da imagem formada pelas lentes objetivas, ampliando-a e a corrigindo. Sua quantidade de lentes varia de acordo com o tipo de microscópio. O Tubo (S.M) - é o mecanismo que aponha as lentes oculares e sustentando o revolver e as lentes objetivas.
Lentes objetivas (S.O) - É ela que nos permite analisar a
imagem da preparação sobre a platina . Composta geralmente por quatro lentes (4x, 10x, 40x, e 100x sendo a ultima por imersão) que possuem diferentes aumentos.
1- Revolver (S.M) - mecanismo giratório localizado abaixo do corpo binocular que sustenta e aloja as lentes objetivas, permitindo a troca das mesmas.
2- Platina (S.M) - é a "mesa" do microscópio. Serve de suporte para as lâminas que serão analisadas e contém uma abertura para a passagem da luz.
1- Parafuso Macrométrico (S.M) - permite a movimentação vertical da platina, aproximando a imagem das lentes.
E o 2- Parafuso Micrométrico - permite o ajuste da nitidez da imagem (ambos localizados abaixo da platina.)
Condensador e Diafragma (S.O)- responsável pela regulação na intensidade de Luz emitida pela Fonte de Luz através de lentes convergentes.
Fonte de luz (S.O) - fixada à base do microscópio, é responsável por iluminar toda a amostra, que atravessa o condensador e o diafragma até chegar
a preparação e as lentes objetivas.
a preparação e as lentes objetivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário